Anticoncepcionais são medicamentos utilizados para prevenir a gravidez. Eles funcionam de várias maneiras, mas a maioria dos anticoncepcionais disponíveis hoje contém hormônios que inibem a ovulação.

Existem diferentes tipos de anticoncepcionais hormonais, combinados e os isolados:

  • Combinados (contém estrogênio e progestagênio):

    • pílulas, adesivos, anéis, injeções mensais

  • Isolados (apenas progestagênio)

    • pílulas, injeções trimestrais, dispositivos intrauterinos (DIUs) e implante subdérmico

Também existem métodos anticoncepcionais não hormonais, como o DIU de cobre, ou DIU de cobre com prata.

Será que você conhece todos os métodos contraceptivos?

Existem os métodos definitivos:

  • Laqueadura tubária

  • Vasectomia

Além disso, existem outros métodos de barreira, como preservativos, diafragma e esponjas vaginais, menos eficazes, mas que impedem fisicamente o espermatozoide de alcançar o óvulo.

Modelo de inserção de DIU hormonal (Mirena ou Kyleena)

Dispositivos Intra-Uterinos (DIUs)

Liberam uma substância no interior do útero que impede a passagem dos espermatozóides. O DIU hormonal libera progesterona, são os famosos Mirena e Kyleena. Já os não hormonais liberam cobre.

Vantagens: não dependem de “lembrar de tomar”, uma vez colocados têm efeito por 5 a 10 anos.

O Mirena, por exemplo, também controla muito bem sangramentos menstruais aumentados, cólicas, endometriose, adenomiose, além da contracepção.

Desvantagens: os hormonais podem causar um pouco de queda de cabelo ou espinhas. O DIU de cobre aumenta fluxo menstrual e cólica.

O Implante Subdérmico ou Implanon

Implanon é um método contraceptivo hormonal isolado com duração de 3 anos, que consiste em um pequeno bastão flexível, colocado na face interna do braço.

O implante libera continuamente uma pequena quantidade de progesterona, impede a ovulação e torna o muco cervical mais espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides pelo colo do útero.

É possível colocá-lo em consultório com anestesia local.

Adesivo (Evra)

Evra é um método contraceptivo hormonal combinado que consiste em um adesivo transdérmico que é colocado sobre a pele para liberar hormônios sintéticos semelhantes aos produzidos naturalmente pelo corpo.

O adesivo deve ser trocado uma vez por semana, durante três semanas seguidas, e a quarta semana é sem adesivo.

Anel Vaginal (Nuvaring)

Nuvaring é um método contraceptivo hormonal combinado, que consiste em um anel vaginal flexível e transparente, com cerca de 5 centímetros de diâmetro, que é inserido na vagina e libera gradualmente hormônios sintéticos semelhantes aos produzidos naturalmente pelo corpo.

O anel deve ser inserido na vagina uma vez por mês, no mesmo dia da semana, e mantido no local por três semanas seguidas, sendo retirado na quarta semana.

É possível ficar fora do corpo por 3 horas durante as relações sexuais.